De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), grandes empresas são responsáveis por 92,5% das vendas externas totais do Brasil
Paula Salati
Pequenas e médias ainda têm pouca participação nas exportações do País / Foto: Sérgio Coelho / Codesp
SÃO PAULO - Segmento corresponde a 7,5% do total das exportações do País. Para especialistas, Brasil precisa estabelecer uma política de comércio internacional para resolver gargalos.
O presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB), José Augusto de Castro, ao citar dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), diz que as 971 grandes companhias brasileiras que exportaram mais de US$ 10 milhões, até julho deste ano, correspondem a 92,5% do total das vendas externas do País.
Enquanto isso, as outras cerca de 20 mil empresas - entre pequenas, médias e grandes - que exportaram menos de US$ 10 milhões, correspondem a 7,5% do total das vendas externas.
O professor de comércio exterior das Faculdades Integradas Rio Branco, Carlos Stempniewski, afirma que, pela própria pauta de exportação brasileira composta, em sua maioria, por produtos básicos, é normal que as grandes empresas operem a maior parte das vendas.
"A maioria dos produtos exportados pelo Brasil são soja, café, minério de ferro, carnes. Esses itens compõem mais de 90% da nossa pauta", diz Stempniewski. "Portanto, sobra um segmento muito grande de pequenos e médios empresários que não têm acesso ao mercado de exportação", complementa.
O professor ressalta o fato de que as pequenas e médias empresas (PMEs) exportam, em sua maioria, produtos manufaturados e que esse segmento ainda não tem uma política bem estruturada pelo governo.
"Geralmente, as PMEs atuam em segmentos diferenciados. São pequenas confecções, empresas que produzem artesanatos, produtos decorativos, vestuários. Essas conseguem ter um mercado interessante lá fora", diz o professor da Rio Branco.
http://www.dci.com.br/economia/pequenas-e-medias-ainda-tem-pouca-participacao-nas-exportacoes-do-pais-id414361.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário